Imagens: dois vídeos

22 junho, 2010



O próximo texto na Coluna “Suscitar Acontecimentos”, do site “O pensador Selvagem” – a sair em alguns dias – toma por ponto de articulação os dois vídeos abaixo, aparentemente incompossíveis. O primeiro, uma reportagem da ESPN que me chegou pelo Alexandre Nodari via Twitter, retrata Blikkiesdorp, a “Cidade de Lata”, que abriga milhares de indigentes como medida higienista efetuada na Cidade do Cabo, África do Sul, para receber a Copa do Mundo. 
O segundo, chegou-me por e-mail de um grande amigo, Marcelo Barbosa. Mostra uma jovem artista que venceu a versão ucraniana do programa “America’s Got Talent”. Durante aproximadamente oito minutos, ela compõe desenhos feitos de areia sobre um quadro de vidro iluminado, e tematiza a Grande Guerra Patriótica da Ucrância, travada durante as invasões ocasionadas pela Segunda Guerra Mundial - que aniquilou aproximadamente um quarto da população local (o equivalente a 10 milhões de pessoas).
Já que os dois vídeos, entre si, somam pouco mais de treze minutos, resolvi postá-los no blog antes de publicar o texto n’O pensador selvagem. Por favor, assistam com todo cuidado.


Blikkiesdorp: a cidade de lata



A arte de Kseniya Simonova