Varia: 1/2 dúzia de txts

08 setembro, 2022


Pois é. Então. Sei lá. Não atualizamos o Navalha de Dalí há uns bons meses. Perdi a conta de quantos. A negligência é tamanha que sequer rolei a barra lateral para contar...

Mas e daí? Vamos às novidades!

Nesta seção, que chamei aleatoriamente de varia, aproveito para chamar a atenção dos amigos para textos variados que foram publicados nos últimos meses e não tive a chance de disponibilizá-los antes aqui no blog. Vamos a eles?

Os primeiros são três ensaios. Um é um ensaio solo que dá continuidade à minha pesquisa sobre Deleuze e o direito; outro, em parceria com Guilherme Chaves (Labtesp/UEPG + USP), debate as categorias de autor e usuário na configuração da economia política do capitalismo de plataforma; por fim, o último, em parceria com Paloma Graf (Labtesp/UEPG), é um ensaio que tenta prolongar um conceito de Achille Mbembe (o "devir-negro do mundo") a fim de mostrar que as lutas antirracistas - especialmente involucradas nas manifestações globais do BlackLivesMatter no curso da pandemia de Covid-19, seriam a faceta positiva e insurgente da partilha, agora universal e pós-racial, dos racialismos neoliberais.

As três resenhas, por sua vez, discutem três livros recentes. Um do pensador argentino Daniel Fränkel; outro o Políticas de Riobaldo, belo livro do querido amigo Renan Porto que cruza Grande Sertão Veredas e Mil Platôs; por fim, um livro bastante representativo dos limites do capitalismo de vigilância como tese crítica sobre as TICs: Artificial Whiteness do cientista da computação Yarden Katz.

Espero que gostem das leituras que escolherem!

Nas próximas semanas volto aqui com uma curadoria de vídeos que estão no Van Filosofia e, possivelmente, com um compilado com tudo o que publiquei, de 2011 para cá, sobre Deleuze, seus intercessores, e o direito.

Valeu! Abraços!

--

A. Ensaios


1/ CORRÊA, M. D. C. (2022). "É aí que se passa do direito à política": Deleuze e os grupos de usuários. Direito e práxis (UERJ). Clique para ler ou baixar.

2/ CORRÊA & CHAVES (2022). A economia política do autor e do usuário: hipóteses sobre o Capitalismo de Plataforma. Lugar Comum (UFRJ). Clique para ler ou baixar.

3/ CORRÊA & GRAF. (2022). Um outro devir-negro do mundo: neoliberalismo e lutas antirracistas. Destroços (UFMG). Clique para ler ou baixar.
 

B. Resenhas


1/ CORRÊA, M. D. C. (2022). Nudos y líneas de la vida: insistencias inhumanas. Symbolum (Universidad Autónoma de Tlaxcala, México). Clique para ler ou baixar.  

2/ CORRÊA, M. D. C. (2022). Abecedário de Riobaldo. Destroços (UFMG). Clique para ler ou baixar. 

3/ CORRÊA, M. D. C. (2022). Algoritmos da política, política dos algoritmos. Lugar Comum, UFRJ. Clique para ler ou baixar.